segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Movendo-se a partir de Danúbio


Danúbio Vilamim Gonçalves, nascido em Bagé em 30 de Janeiro de 1925, aos 88 anos é pintor, desenhista, gravador e escritor brasileiro. A importância da obra de Danúbio Gonçalves foi sendo destacada em eventos, tal como o "Caixa Resgatando a Memória" (1996 e 97). Seu currículo inclui cerca de 50 exposições individuais, uma centena de coletivas e mais de uma dezena de premiações, além de importantes participações em salões e bienais nacionais e internacionais.

Danúbio Gonçalves

Conversas Gravadas




Sua obra está presente em inúmeras coleções particulares e em acervos referenciais como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Porto Alegre/ RS; Pinacoteca Pública Aplub, Porto Alegre, RS; Museu Nacional de Belas Artes, RJ; Pinacoteca Municipal de São Paulo, SP; Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, SP, e no Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP, entre outros. 






Parabólica




Nosso trabalho parte da composição de partituras corporais a partir da análise de três de suas obras: Parabólica de 1989, Conversas Gravadas e Amor Bruxo. Foram feitas releituras dessas obras por cada um dos integrantes, onde estes criaram movimentos trazendo os sentimentos, sensações, texturas e cores que as obras lhe proporcionavam. Em meio ao processo experimentamos ainda o uso de músicas e textos concomitantemente aos movimentos propostos.  



Amor Bruxo








De acordo com um dos integrantes do projeto, Arthur Malaspina, “os movimentos parecem mais significativos e vivos no momento em que são criados. Portanto é necessária uma série de repetições para que assim ocorra uma memória corporal, resgatando-os.” 








A ideia ainda é dialogar esses movimentos entre os atores, estabelecendo um jogo de cena entre ambos, com ação e reação.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário