segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Processo de criação


Nessa semana iniciamos um processo de dialogar os movimentos já então criados. Foi necessária uma mudança na ordem das partituras de cada quadro, visando uma maior comunicação dos movimentos entre os atores. Durante o trabalho sentimos a necessidade de algo que desse uma “cor” para esses movimentos, então pensamos em tecidos, sons, e até mesmo algum fragmento de texto.
O quadro que estamos trabalhando é mais uma obra do pintor Danúbio Gonçalves.

Em uma pesquisa encontramos um projeto de parceria entre o mestre Danúbio Gonçalves e o diretor de cinema Henrique de Freitas Lima (Lua de Outubro – 1997, Concerto Campestre – 2004, Contos Gauchescos – 2012), o primeiro episódio da Série Grandes Mestres, Danúbio, chegou às telas. O projeto a quatro mãos tomou forma, e o desejo do artista de ver sua trajetória documentada na linguagem do cinema foi concretizado.

Eis aqui uma mostra do nosso processo baseado no quadro acima.





segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Movendo-se a partir de Danúbio


Danúbio Vilamim Gonçalves, nascido em Bagé em 30 de Janeiro de 1925, aos 88 anos é pintor, desenhista, gravador e escritor brasileiro. A importância da obra de Danúbio Gonçalves foi sendo destacada em eventos, tal como o "Caixa Resgatando a Memória" (1996 e 97). Seu currículo inclui cerca de 50 exposições individuais, uma centena de coletivas e mais de uma dezena de premiações, além de importantes participações em salões e bienais nacionais e internacionais.

Danúbio Gonçalves

Conversas Gravadas




Sua obra está presente em inúmeras coleções particulares e em acervos referenciais como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Porto Alegre/ RS; Pinacoteca Pública Aplub, Porto Alegre, RS; Museu Nacional de Belas Artes, RJ; Pinacoteca Municipal de São Paulo, SP; Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, SP, e no Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP, entre outros. 






Parabólica




Nosso trabalho parte da composição de partituras corporais a partir da análise de três de suas obras: Parabólica de 1989, Conversas Gravadas e Amor Bruxo. Foram feitas releituras dessas obras por cada um dos integrantes, onde estes criaram movimentos trazendo os sentimentos, sensações, texturas e cores que as obras lhe proporcionavam. Em meio ao processo experimentamos ainda o uso de músicas e textos concomitantemente aos movimentos propostos.  



Amor Bruxo








De acordo com um dos integrantes do projeto, Arthur Malaspina, “os movimentos parecem mais significativos e vivos no momento em que são criados. Portanto é necessária uma série de repetições para que assim ocorra uma memória corporal, resgatando-os.” 








A ideia ainda é dialogar esses movimentos entre os atores, estabelecendo um jogo de cena entre ambos, com ação e reação.

 


domingo, 13 de janeiro de 2013

Conversas gravadas

Diálogo com as Artes Visuais

Após a retomada dos trabalhos, com o fim da greve, em outubro de 2012, conversamos sobre criar um trabalho que se inspirasse em pinturas, e exercitar essa transposição da linguagem visual para a cênica. Essa composição seria apresentada junto a uma palestra da Profa. Moira, convidada para participar do Seminário Arte na Escola, promovido pela Profa. Úrsula, que aconteceria final do mês de novembro, mas foi adiada para março de 2013. Depois de algumas pesquisas, sobre a possibilidade de nos inspirarmos em algum artista que estivesse em exposição no momento da palestra, acabamos por decidir trabalhar sobre a obra, ou alguns trabalhos, de Danúbio Gonçalves. Fizemos um primeiro momento de exercícios, já experienciados por parte dos integrantes na disciplina de Expressão Corporal, trazendo a dinâmica das luzes e das cores para a criação de movimentos. E partimos para a criação a partir da observação de algumas gravuras e quadros de Danúbio. Vão aqui algumas fotinhos e um dos quadros: conversas gravadas.

Junho/2012 - ensaios de A farsa do advogado Pathelin

Retrospectiva 2012

Início de ano, época também de relatórios e retrospectivas, assim como de novos planos a serem definidos. 2012 foi um tanto atropelado, e com a parada que tivemos devido a greve dos docentes federais, durante os meses de julho, agosto e setembro, e também pela troca do grupo de trabalho, como foi informado ali na última postagem, terminamos o ano sem apresentações para a comunidade. Mas tivemos dois bons períodos de trabalho prático e boas perspectivas de composições a serem criadas e retomadas. Em abril, maio e junho, no primeiro momento, iniciamos com um grupo maior, práticas corporais ligadas ao mimo corporal, trazidas pela Fernanda e pelo Murilo, que participaram durante algum tempo do grupo de pesquisa da Profa. Luciana Cesconetto, e pensávamos em retomar algo do trabalho criado por eles, Manoel, o menino do mato. Eles no entanto se integraram em outros projetos, depois de definidas as bolsa dos alunos, e então retomamos nosso trabalho com A Farsa do Advogado Pathelin, da qual já montamos e apresentamos uma cena, em 2011, e temos agora a intenção de montar na íntegra. Trabalhamos nessa retomada até final de junho, vão aqui umas fotinhos, ainda com Lucas e Monique presentes, e também Arthur nas cenas.