sábado, 29 de outubro de 2011

O TEATRO EDUCATIVO

 O teatro pedagógico trabalha sob influência de muitas restrições. A primeira está no fato de não contar com atores, nem profissionais nem amadores. Depende de encontrar entre os alunos aqueles com mais talento para aprender noções da arte de representar. Leva aí o Diretor escolar a vantagem de não estar no caso daqueles dramaturgos que são obrigados a escrever para grandes estrelas do teatro e têm que criar seus personagens adaptados a talentos duvidosos ou muito peculiares.
Em uma turma só de meninos, travestir algum para um papel feminino, ou vestir a heroína como um rapaz deve ser um recurso extremo, porque é pouco convincente. Também não convence um bigodão em um rosto delicado e um físico frágil. A reação de uma platéia de jovens pode incluir a inveja dos que não foram escolhidos para atuar, ou de grupos adversários entre si, e por outras razões. O diretor da peça terá, com certeza, muitas arestas a aparar durante a preparação da apresentação para a integração dos alunos, inclusive daqueles que serão apenas espectadores, e especial cuidado se for admitir na platéia a participação de elementos estranhos à Escola.
Uma segunda limitação importante é o alto custo de um cenário. O palco e o guarda roupa representam uma limitação menor.

http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatropedag.html

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Vídeo da encenação "Píppi na Escola"




O projeto TEATRO EM EXERCÍCIO foi até a escola Dom João Braga para apresentar a cena “Píppi na Escola” . A cena conta com a participação dos acadêmicos do curso do teatro: Carlos Eduardo de Oliveira Prado, Hélcio Fernandes Barbosa Júnior, Monique Alves Carvallho,Tainara Urrutia de Freitas e Tatiana dos Santos Duarte. Também em cena a coordenadora do projeto, a professora Moira Stein que interpretou a professora.
A encenação realizada em pouco tempo, proporcionou aos colaboradores um estímulo na realização das cenas, mais rápidas e dinâmicas criando assim maior dinâmica para o trabalho do ator.
Na escola foram todos bem recebidos, mas a curiosidade  dos alunos com relação ao processo de criação dos personagens, com um foco principal na Píppi, foi estimulante para a formulação das perguntas aos atores.
O trabalho que ainda esta em fase de formulação, vem a cada dia se focando no trabalho  do ator e seu mecanismo de estudo, e para isso, nada mais intrigante que apresentar para crianças, que não mentem, e quando o assunto é teatro, são ainda mais rigorosas.
Como pesquisadores vamos nos aperfeiçoando na arte de atuar a cada apresentação, criando assim uma troca muito produtiva e de grande aprendizado com nossos espectadores pequenos.



sábado, 1 de outubro de 2011

Criação Artistica do Cartaz

Este são os desenhos do processo de criação da ilustração pro cartaz da Píppi na Escola, legal é ver a evolução que o desenho teve, em breve postarei o cartaz definitivo.